segunda-feira, 9 de março de 2009

Arroz de Marisco




INGREDIENTES: Estes são s ingredientes base, podem ser alterados substituídos o que quiserem de acordo com os gostos de cada um e a "bolsa" do momento :)


6/7 pessoas:


500 gramas de camarão médio

500 gramas de mexilhão

6 bocas de sapateira

2 pacotes de caudas de lagosta (são aqueles pacotinhos congelados junto às delícias do mar)

2 pacotes de argolas de lulas

4 lombos de tamboril 2 quilos de ameijoa,(a que se encontra mais desenxovalhada e acessível é a vietnamita que tem a vantagem de não ter areia)

6/7 navalheiras médias, (e não encontarem, temos pena, era já eu a inventar)

2 cebolas grande 1 cabeça de alho 1 folha de louro 1 frasco de concentrado de tomate.

Azeite q.b, aí umas 4 colheres de sopa.

1 pimento verde

1 pimento encarnado

2 caldos de marisco piri-piri e sal a gosto

500 gramas de arroz agulha.


PREPARAÇÃO:
Num tacho grande levar os marisco a cozer reservando as lulas as ameijoas, os mexilhões e as caudas de lagosta para mais tarde. Cozer o marisco em água abundante, uns 2 litros, temperada com um pouco de piri-piri e os dois caldos de marisco, assim que as bocas de sapateira e o camarão ganharem cor, retirar do lume, coar a água da cozedura e reservar, em seguida partir as bocas de sapateira, há quem goste de descascar o camarão eu nem por isso .
Num tacho de barro levar a cebola a refogar com os dentes de alho pisados, a folha de louro os pimentos cortados em tiras e o frasco de polpa de tomate bem como a colher de colorau, quando estiver tudo já murchinho acrescentar os lombos de tamboril cortados em cubos e as argolas de lulas, quando estes estiverem quase prontos, al dente, juntar o caldo da cozedura do marisco.
Deixar ferver bem e acrescentar o arroz, a meio da cozedura, após uns 10 minutos, acrescentar os mexilhões e as ameijoas. Finalmente o marisco previamente cozido e as caudas de lagosta cortadas em fatias, rectificar os temperos e servir ainda com o arroz borbulhante no próprio tacho de barro onde foi confeccionado.

1 Degustações:

Teresa disse...

Essa dos caldos de marisco nunca tinha feito...

Caiu-me bem! :)

Vou experimentar. Na Páscoa, que se tem casa cheia e sempre há mais apreciadores!

Beijo!

*

Se a Padinha aqui vier, deixo um beijo grandotezinho! *

(Temos mmo de tratar desse blog na blogspot, oh Padinha!!)